O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA) do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC/UFPA), em nível de Doutorado, tem como objetivos principais: formar quadros profissionais qualificados na área de Engenharia de Recursos Naturais; incentivar a pesquisa e o aprofundamento dos estudos técnicos e científicos relacionados ao uso e a transformação de recursos naturais; e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte.

Atualmente, sua Área de Concentração é em Uso e Transformação de Recursos Naturais, na qual são desenvolvidas três Linhas de Pesquisa: Engenharia de Processos; Meio Ambiente e Energia; e Modelagem e Simulação de Processos.

O PRODERNA foi criado no ano de 2006, inicialmente com o curso de Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais (aprovado pela CAPES em 23 de março de 2006, com conceito 4). Suas atividades acadêmicas iniciaram em agosto de 2006, tendo formado seu primeiro Doutor em Engenharia de Recursos Naturais no ano de 2010. O Programa já passou por duas avaliações trienais, na primeira o conceito foi mantido pelo fato de ainda não ter indicadores de formação para uma avaliação consolidada. Na segunda avaliação trienal, ocorrida em 2013, ficou com conceito final Bom e nota 4, mas apresentou indicadores muito expressivos de tendência para 5, tais como: Proposta do Programa (Muito Bom); Corpo Docente (Bom); Corpo Discente – Teses e Dissertações (Bom); Produção Intelectual (Muito Bom) e Inserção Social (Muito Bom).

O Programa foi o segundo PPG em nível de Doutorado em Engenharia estabelecido na UFPA e também na Amazônia. Além disso, pode-se dizer que é um dos primeiros Programas do país com área de atuação multidisciplinar em engenharia (Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental). Por essa razão, o PRODERNA está se tornando uma referência na região e vem contribuindo significativamente para a formação dos quadros de docentes e pesquisadores de várias instituições da Amazônia. Tem como diretriz, propiciar a aplicação de conhecimentos científicos na solução de problemas regionais, em especial para o parque industrial instalado na região. Além disso, está em sintonia com a importância do papel do engenheiro para o desenvolvimento industrial e energético da Amazônia e do Brasil, respeitando o meio ambiente e suas características na região.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia do Instituto de Tecnologia da UFPA (PRODERNA - ITEC/UFPA), em nível de doutorado, tem como objetivos principais:

         1 - Formar quadros profissionais qualificados na área de Engenharia de Recursos Naturais;

         2 - Incentivar a pesquisa e o aprofundamento dos estudos técnicos e científicos relacionados ao uso e a transformação de recursos naturais;

         3 - Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Norte.

O programa conta atualmente com docentes 16 e 118 discentes matriculados. As áreas de concentração e linhas de pesquisa são as seguintes:

Área de Concentração: Uso e Transformação de Recursos Naturais

 

Linhas de Pesquisa:

1- Engenharia de Processos

2- Meio Ambiente e Energia

3- Modelagem e Simulação de Processos

O PRODERNA foi criado no ano de 2006, inicialmente com o Curso de Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais (aprovado pela CAPES em 23 de março de 2006 com conceito 4). Suas atividades acadêmicas iniciaram em agosto de 2006, tendo formado seu primeiro doutor em Engenharia de Recursos Naturais no ano de 2010. O programa já passou por duas avaliações trienais, na primeira o conceito foi mantido pelo fato do programa ainda não ter indicadores de formação para uma avaliação consolidada. Na segunda avaliação trienal, ocorrida em 2013, o programa ficou com conceito final Bom e nota 4 (quatro), mas apresentou indicadores muito expressivos de tendência par 5 (cinco) tais como:

 

PROPOSTA DO PROGRAMA - Muito Bom;

CORPO DOCENTE - Bom;

CORPO DISCENTE (TESES E DISSERTAÇÕES) - Bom;

PRODUÇÃO INTELECTUAL - Muito Bom; e

INSERÇÃO SOCIAL - Muito Bom.

 

Nessa avaliação destaca-se que o PRODERNA apresentou no triênio uma melhora em vários indicadores, particularmente o indicador de número de publicações de docentes permanentes pelo total de docentes (PQD) do programa, que alcançou 0,99, ou seja, equivalente a 1 artigo QUALIS A1 por docente por ano. Resultado do ajuste feito nas linhas de pesquisa.

Já na avaliação quadrienal (2013-2016), o PRODERNA atingiu a nota 5, sendo o segundo programa de pós-graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA a atingir essa nota, tornando-se um programa de excelência no Brasil.

O programa foi o segundo em nível de doutorado em engenharia estabelecido na UFPA e, também, na Amazônia. Além disso, pode-se dizer que é um dos primeiros programas do país com área de atuação multidisciplinar em engenharia (Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental). Por essa razão, o PRODERNA está tornando-se uma referência na região e vem contribuindo significativamente para a formação dos quadros de docentes e pesquisadores de várias instituições da Amazônia. O PRODERNA tem como diretriz propiciar a aplicação de conhecimentos científicos na solução de problemas regionais, em especial para o parque industrial instalado na região. Além disso, o PRODERNA está em sintonia com a importância do papel do engenheiro para o desenvolvimento industrial e energético da Amazônia e do Brasil, respeitando o meio ambiente e suas características na região.

Em tempos de grandes transformações e competitividade global, o PRODERNA tem como objetivo formar doutores tanto para as instituições de ensino e pesquisa como para o setor industrial da região, onde destacamos: UFMA, IFMA, UEPA, IFPA, UNAMA, UFOPA, UNIFSSPA, UNIFAP, UEA, HYDRO-ALBRAS, HYDRO-ALUNORTE, VALE e outras instituições nacionais. Portanto, nas linhas de pesquisa associadas a sua área de concentração em Engenharia, o PRODERNA desenvolve projetos de pesquisa tanto de cunho fundamental quanto aplicado. Considerando as teses defendidas e em desenvolvimento, além da crescente demanda do setor industrial regional, percebe-se uma tendência do PRODERNA em se constituir uma referência para análise de problemas industriais com alta densidade tecnológica, contribuindo não somente para este setor, mas para o desenvolvimento da Amazônia como um todo. Um aspecto de extrema importância é a interação do PRODERNA com outros programas de pós-graduação. Desta forma, o PRODERNA mantém intercâmbio científico com diversas universidades e centros de pesquisa do país e do exterior entre eles destacam-se: a UFRJ (através do PEM, PEQ e Escola de Química), a UEM (através do PPGEQ), a USP São Paulo (através do Programa de Eng. Metalúrgica e de Materiais), UFPB (através do PPGEM), UFBA (através do CIEnAm), a UFF (através do PPGEM), UFF (através do PPGEM), UnB (através do PCMEC), IME, INT, CEPEL-ELETROBRAS, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal, Universidade do Quebec - INRS/ETE, Universidade Laval, Universidade de Calgary, Canadá, Universidade Técnica de Hamburgo, –Alemanha, Universidade de Lisboa – IST, Portugal, dentre outras. Por ser um programa de natureza multidisciplinar em engenharia, o PRODERNA contribui para a formação dos quadros originais de docentes e pesquisadores de muitas instituições regionais. O programa sempre buscou dar aos seus discentes uma formação abrangente e de perfil acadêmico; tanto nos conteúdos programáticos das disciplinas quanto nos temas e metodologias adotadas nos trabalhos de tese em temas de interesse regional. O PRODERNA, com contornos formados por diversas áreas das engenharias, está fortemente integrado aos cursos de graduação em Engenharia do ITEC-UFPA. Nos cursos de Engenharia Química, Mecânica, Sanitária e Ambiental, de Materiais e de Alimentos, cerca 2500 alunos de graduação são beneficiados diretamente pela experiência do convívio com docentes e alunos da pós-graduação, também participando nas atividades de pesquisa. Os docentes do ITEC, que desejarem atuar no programa devem se submeter aos padrões estabelecidos no regimento interno do programa. Por outro lado, todos os docentes do programa, sem qualquer exceção, possuem atividades de ensino e orientação nos cursos de graduação em engenharia do ITEC.

Em 2006, quando o PRODERNA foi criado, a estrutura do programa foi concebida em duas áreas de concentração e, em cada área, duas linhas de pesquisa da seguinte forma:

Área 1 - Uso de Recursos Naturais:

Linha 1 - Geração de Energia Alternativa;

Linha 2 - Geração Hídrica de Energia.

Área 2 - Transformação de Recursos Naturais:

Linha 3 - Engenharia de Processos da Indústria Minero-Metalúrgica;

Lnha 4 - Engenharia de Processos da Indústria Agroflorestal.

 

A estrutura acima estava parcialmente aderente ao perfil do corpo docente. Essa parcialidade era devida ao perfil do corpo docente estar mais alinhado aos temas de modelagem e simulação, meio ambiente e energia e engenharia de processos. Desta forma, abriu-se a discussão para uma atualização desta estrutura com o objetivo de deixar mais explícitas, as linhas de atuação do programa. A estrutura de 2006 foi mantida até 2010. Em novembro de 2011, ficou decidido que, a partir de março 2012, a estrutura acadêmica das Áreas/Linhas mais consistente com o perfil do grupo de docentes do programa teria uma área de concentração com três linhas de pesquisa, mostrada a seguir:

Área - USO E TRANSFORMAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS

Linha 1 – Modelagem e Simulação de Processos;

Linha 2 – Meio Ambiente e Energia;

Linha 3 – Engenharia de Processos.

Esta área de concentração insere-se no campo das engenharias, tendo como contornos gerais uma atuação multidisciplinar nas linhas de Modelagem e Simulação de Processos, Meio Ambiente e Energia e Engenharia de Processos, com direcionamento e aplicações na indústria de Mineração, Metalurgia, Agroflorestal, Energia e outras. Neste sentido, a área de concentração eleita tem por objetivo produzir conhecimentos e formar pessoas capazes de desenvolver processos e produtos nas referidas áreas e setores. A restruturação da área e linhas de pesquisa buscou, também, atender via objetivos do PRODERNA, o crescente interesse por geração de energia, assim como o uso e transformação de recursos naturais. Esses temas têm conferido destaque ao debate sobre o papel estratégico que o domínio e a exploração da biodiversidade e da riqueza mineral da Amazônia representam para o desenvolvimento da região e do país. É ponto pacífico que, a despeito da enorme potencialidade apresentada pela diversidade natural amazônica, são enormes os fatores que impedem ou retardam a inserção da Amazônia como agente privilegiado na economia nacional e internacional, permanecendo na região um cenário de baixos indicadores econômicos, sociais, científicos e tecnológicos, agravado pelo insuficiente quadro de pessoas com qualificação avançada. Devido à alta complexidade de suas potencialidades e fragilidades, a consolidação do desenvolvimento da região amazônica em médio e longo prazo, exige a promoção de políticas de ciência e tecnologia descentralizadas e regionalizadas. Assim, deve-se pensar a expansão de sua base científica e tecnológica a partir de investimentos na melhoria da infraestrutura física e no aporte sustentado de recursos em projetos das diversas instituições regionais de ensino e pesquisa, bem como na formação de quadros profissionais de alto nível. Desta maneira, podem ser garantidas as condições mínimas necessárias ao desenvolvimento de novas tecnologias na região, assegurando uma maior importância à ciência e à tecnologia como agentes de transformação capazes de melhorar os índices de desenvolvimento humano na Amazônia. Diante deste cenário, a perspectiva do PRODERNA é contribuir para mudança dessa realidade a partir da análise e desenvolvimento de produtos, métodos e processos tecnológicos que, tendo como fonte de seu interesse os Recursos Naturais da Região. Nesse caso, o PRODERNA pode e deve ampliar e consolidar um modelo de desenvolvimento regional e de formação de recursos humanos compatíveis com as expectativas, demandas e capacidades locais. Nesse contexto, a área de USO E TRANSFORMAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS apresenta-se potencialmente capaz de atingir metas mais adequadas à realidade regional. Esta potencialidade dá-se não apenas pela experiência neste campo de atuação, como também, por se tratar de uma zona de conhecimento em que a exploração racional do potencial inerente à biodiversidade regional é concebida como um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Em face ao panorama exposto, o PRODERNA configura-se como um agente disposto a ampliar e consolidar um modelo de desenvolvimento regional e de formação de pessoal compatíveis com as expectativas, demandas e capacidades locais. Naturalmente, a tendência é o fortalecimento dos grupos de pesquisa, a formação de alto nível e a produção científica que tenha como foco a aplicação de conhecimentos para a solução de temas regionais, de modo que, em um curto período, o PRODERNA possa alcançar sua consolidação acadêmica e científica, influenciando fortemente o desenvolvimento regional. Neste contexto, os pontos que deveremos explorar, para o alcance da consolidação acadêmica e científica do PRODERNA, são:

1-      Incentivar nossos docentes a buscar uma forte inserção internacional;

2-      Melhorar a distribuição de Orientador/Orientado;

3-      Incentivar a melhoria da produtividade do docente em conjunto com discentes orientados;

4-      Motivar nossos docentes para responderem aos editais CNPq de bolsas PQ e DT.

5-      Buscar a internacionalização do programa;

Esses pontos são fundamentais para a manutenção da nota 5 e busca da nota 6.